terça-feira, 25 de maio de 2010

Mantras



Um mantra, é constituído por uma série de sílabas místicas que, ao serem recitadas invocam a energia de um buddha.
Em alguns sistemas hindus, crê-se que os mantras são sons primordiais que possuem poder.
No tantra buddhista tibetano, os mantras não têm tal poder, eles são apenas sons. No entanto, para as pessoas com uma atitude adequada e uma mente focalizada, os mantras podem ajudar num processo de transformação.
As sílabas dos mantras são definidas como o símbolo de todos os buddhas, elas são definidas com divindades por todos os yogis. Estas as sílabas foram abençoadas pela sabedoria dos buddhas, elas são indivisíveis.
Um mantra é um instrumento concentração e por isso um recurso do poder mental, o seu efeito depende da atitude da mente.
O mantra mais conhecido do buddhismo tibetano é “Om Mani Padme Hum”, associado ao bodhisattva da compaixão, Avalokiteshvara. A sílaba Om representa a presença física de todos os buddhas, a palavra Mani, simboliza a jóia da compaixão de Avalokiteshvara, a palavra Padme significa lótus, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas, e sílaba Hum, representa a mente iluminada.
Os mantras fazem a mente ser receptiva às vibrações muito subtis e, aumentam sua percepção e a sua recitação erradica as negatividades.
O som dos mantras exerce um poderoso efeito sobre o corpo e a mente, acalma-nos e dá-nos prazer. O som do mantra pode tranquilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.
A recitação do mantra afasta-nos da realidade da fala e do som encontrados no quatidiano, faz com que a confusão do aspecto da fala do nosso ser seja transformada numa consciência iluminada.

Sem comentários:

Enviar um comentário